é a prática de se observar os sinais da fertilidade da mulher para determinar as fases férteis e inférteis do ciclo menstrual. É um tipo de método conceptivo, mas pode ser utilizada também para se facilitar a obtenção da gravidez, fazendo-se uso adequado das fases férteis. A monitorização da fertilidade é sempre usada para identificar a fase ou período fértil da mulher, seja para obter a gravidez, seja para evitá-la ou ainda uma maneira monitorar a saúde ginecológica.
Por isto há quem considere esta monitorização como não sendo propriamente um "método contraceptivo" já que pode igualmente ser utilizada para facilitar a obtenção da gravidez principalmente por casais que têm problemas para engravidar. Neste último caso seria um método conceptivo ou método concepcional no sentido afirmativo da expressão. O método contraceptivo propriamente seria a abstinência sexual periódica que se faria valendo-se da monitorização.
É o que se pode chamar de Planejamento Natural da Família a monitorização dos períodos férteis e inférteis da mulher para se decidir quando engravidar ou não.
Características
Métodos estatísticos ou baseados no calendário, tais como o Método Rítmico, são menos preciso do que os métodos baseados nos sintomas. A Organização Mundial da Saúde classifica métodos baseados nos sintoma e os baseados no calendário como de "consciência da fertilidade",2 embora alguns professores que ensinam os baseados nos sintomas não consideram os métodos baseados no calendário possa ser consciência da fertilidade.3 O método do ritmo confia unicamente em contar os dias e em aplicar uma fórmula matemática a fim estimar o início do período fértil de uma mulher. Por causa de sua exatidão mais baixa, muitos professores de monitorização da fertilidade consideram o ritmo de calendário estar obsoleto no mínimo a 20 anos.
A maioria das mulheres que estão amamentando tem um período de infertilidade após o nascimento de sua criança. O método de amenorreia lactacional não é um método de monitorização da fertilidade, mas devido a também não envolvem dispositivos ou produtos químicos, são frequentemente apresentados ao lado dos métodos monitorização como um método do controle de natalidade natural.
Os métodos naturais de planejamento familiar podem ser utilizados por qualquer pessoa que o deseje, não há necessidade da introdução objetos ou produtos estranhos no organismo. Neste caso o planejamento familiar não é uma responsabilidade exclusiva da mulher mas é compartilhado com o homem.
Os métodos naturais podem ser utilizados em qualquer momento, desde a menarca (primeira menstruação) até a menopausa, por serem aplicáveis a todas as fases da vida reprodutiva da mulher, esteja amamentado seu filho, se está no período de pré-menopausa ou em qualquer outra situação. Mas é necessária especial atenção com os ciclos irregulares.
Monitorização da fertilidade pode ser usado com todo o método não hormonal de controle de natalidade de modo que a atividade sexual possa continuar durante o período fértil. Para muitas mulheres, os período de fertilidade elevada coincidem com a época do libido mais elevado, que pode causar a frustração se a abstinência sexual for usado.
Eficácia da consciência da fertilidade no controle de natalidade
As taxas controle de natalidade são mais elevadas para as pessoas que usam o monitorização da fertilidade são encontradas nos casais que receberam instrução de um professor experiente. Quando usados corretamente e consistentemente, estudos mostraram alguns métodos de monitorização da fertilidade apresentam 99% eficazes, o mesmo que contraceptivos orais.
Para todos os métodos da consciência da fertilidade, a eficácia real pode ser significativamente mais baixa do que a eficácia do método - alguns estudos encontraram taxas de falhas reais de 25% por ano ou mais.As taxas de falhas reais tem grandes variações dependendo da população que estão sendo estudados e do método ensinando - pelo menos um estudo encontrou uma taxa de falhas real de menos de 1% por ano, e diversos estudos encontraram taxas de falhas reais de 2-3% por o ano. Razões para a eficácia real ser mais baixa pode ser devido a erros por parte dos instrutores ou dos usuários, mas também à desobediência consciente do usuário,com a realização do ato sexual durante o período fértil.
Conseguindo a gravidez
Um estudo mostrou que os atos sexuais aleatórios conseguem uma taxa de gravidez de 24% por ciclo. Esse estudo encontrou, em atos sexuais programados baseados no método de temperatura basal, uma elevação das taxas da gravidez para 31%-68%.
Boa Sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em prever estaremos respondendo seu e-mail.
Todos os nossos Produtos em um só lugar visite nossa Loja Online.
www.cascaseraizesdaamazonia.com
Nas compras a vista tem 10% de desconto e no cartão parcela até 5x... e o frete é taxa única para todo o Brasil.
Ente em contato pelo:
Whats...(91) 9 9303-4618
E-mail: cascaseraizes@hotmail.com
Fale com: Rita de Souza, Engrácia Souza ou Stael Souza.( Mãe e Filhas)